sábado, 3 de outubro de 2009

Ser Feliz

" A vida do ego humano é como a periferia de uma roda gigante: quanto mais no exterior, tanto maior é o seu movimento e menor a força; mas, quando o homem entra no eixo da roda, cessa o movimento, porque no centro há força sem movimento, energia tranquila. Na periferia há quantidade no tempo e no espaço; no centro há qualidade no Eterno e no Infinito. Vida empírico-analítica lá fora - vida intuitiva cá dentro.

Enquanto não atingir o centro de ti mesmo, o eixo central do seu Ser, admira-se de que procurar a verdade seja um misto de gozo e sofrimento. Entretanto, esse homen prefere gozar sofrendo a gozar gozando, porque sente que este é o caminho certo.

O homem sempre satisfeito consigo, ou ainda não soletrou o abc do seu ego, ou já ultrapassou esse ego e repousa no Eu. A transição do ego para o Eu é envolta em estupefação e admiração, porque vai em demanda de um novo mundo desconhecido.

Auto-conhecimento é a raiz de toda a auto-realização. Onde falta a raiz vertical não podem expandir-se os ramos horizontais.

O agir ético é uma consequência inevitável do ser místico."

- trechos do livro o quinto evangelho - segundo Tomé - tradução de Huberto Rohden.